Equipe da Defesa Agropecuária do Estado realizou trabalho na cidade
A equipe de controle de raiva em herbívoros da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo junto do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, estiveram entre os dias 20 e 24 de junho no município, realizando captura de morcegos hematófagos, revisão e monitoramento de novos abrigos, bem como repassadas orientações aos produtores rurais.
A raiva em herbívoros é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e fatal caracterizada por manifestação de natureza nervosa.
A fonte de infecção se da principalmente por morcegos hematófagos .
As ações de saneamento de focos de raiva dos herbívoros consiste na colheita de material do sistema nervoso para diagnostico da raiva, identificação e cadastro de abrigos dos morcegos hematófagos para controle populacional.
A forma mais frequente em bovino é a forma paralitica. Os sintomas iniciais são: isolamento do animal, tristeza e hiperexcitabilidade.A seguir surgem sintomas como engasgo, hipersalivação, tremores musculares, paralisia dos membros posteriores, os animais caem e apresentam movimentos de pedalagem; a morte ocorre entre 3 e 5 dias do inicio dos sintomas.
A melhor forma de prevenção é vacinação do rebanho com a segunda dose reforço.
A equipe da defesa agropecuária voltara no município nas próximas semanas para conclusão do perifoco.